Páginas

Trabalhos

1) Modelo Unificado para o Fluido Cosmológico

Este foi meu projeto de iniciação científica que perdurou desde o longínquo mês de maio de 2012 até o final de 2013, sob a orientação do grande amigo Dr. Rodrigo Cuzinatto da Unifal-MG. Em âmbito formal, o projeto foi finalizado mas na prática ainda trabalho com ele de certa forma, logicamente que com objetivos distintos. O Modelo Unificado para o Fluido Cosmológico visa a obtenção de uma equação de estado fenomenológica  unificada para descrever as quatro fases principais da evolução do universo: a inflação, a era dominada pela radiação, o período dominado pela matéria e a época de expansão acelerada que vivemos hoje. Também, determinar a teoria de campos subjacente a essa equação fenomenológica completa, usando o mesmo roteiro que é usualmente empregado, de forma separada, às teorias inflacionárias e de quintessência.

Juntamente com o projeto, uma monografia foi escrita para descrever o andamento das atividades. Hoje eu a enxergo mais como uma coleção de notas de estudo em cosmologia, que pode ser utilizado por estudantes inciantes e demais interessados. Além disso, o software  MUFCosm foi desenvolvido com a finalidade de facilitar o grande trabalho algébrico oriundo dos métodos numéricos de que o modelo é dependente.

Para mais detalhes, acesse a página do projeto:

http://mufcosm.webnode.com/ .

Desse trabalho, um importante resultado foi obtido: aquele que será eternamente conhecido por mim como o meu primeiro artigo publicado. Trata-se de uma detalhada discussão da ideia de implementação de um software para o ensino de cosmologia. Como primeiro resultado ficou excelente, acredito, mas confesso que muito ainda pode ser feito. Visto que me apresento muito mais como um aficionado em programação do que um profissional propriamente dito, a tarefa de complementar o MUFCosm está em stand-by esperando futuras colaborações ou minha atualização conceitual em programação. Até lá, se você gostou da ideia, sugiro que confira um pouco mais do nosso trabalho.


CUZINATTO, R. R.. de MORAIS, E. M. RBEF, 36 (2014) 1312.


2) As observações galileanas dos planetas mediceanos de Júpiter e a equivalência do MHS e do MCU

Este trabalho, no qual tive a felicidade de participar em colaboração com meu orientador RR Cuzinatto e a pré-anoruegada e grande amiga Clícia Naldoni de Souza produziu uma gratificante publicação na RBEF. Trata-se de um longo levantamento histórico dos dados de posição angular das luas de Júpiter observadas por Galileu Galilei no início 1610. Com esses dados, fomos capazes de ajustar um simples modelo senoidal para a órbita de tais astros em torno de Júpiter que preveem  propriedades físicas em extrema concordância com os dados tabelados. Para mais detalhas, confira

CUZINATTO, R. R.. de MORAIS, E. M. e NALDONI de SOUZA, C. RBEF, 36 (2014) 3306.

3) Ajustes Cosmológicos de um Modelo Unificado de Matéria e Energia Escura

Assim como nos anteriores, este trabalho foi realizado em parceria com o Prof. Dr. RR Cuzinatto. Também, tivemos o prazer de contar com a colaboração do Prof. Dr. Léo Gouveia Medeiros da UFRN, que muitos nos ajudou. Aqui, propomos uma parametrização para unificar os comportamentos macroscópicos de matéria e energia escura, em uma abordagem fenomenológica obviamente. Ora, se não podemos derivar por primeiros princípios as propriedades de nenhuma dessas duas componentes, por que não tratá-las como um único fluido? Ainda, utilizamos conjuntos de dados cosmológicos para estimar os parâmetros livres desse modelo. Indo um pouco além, propomos um pequeno aprimoramento em uma técnica de calibração nos dados de gamma ray burts. Redigimos um artigo referente à este trabalho que foi submetido a Physical Review D.  Aguardo anciosamente a resposta do referee. A primeira versão desse artigo pode ser encontrada no ArXiV.

http://arxiv.org/abs/1412.0145

Um comentário:

  1. olá achei a ideia do mufcosm incrivel gostaria de testar,mas o link de donwload do software mufcosm,da pag principal https://mufcosm.webnode.com/downloads/, esta quebrado. pode disponibilizar o software em outro link?agradeço desde ja.

    ResponderExcluir