Páginas

terça-feira, 19 de maio de 2015

Configuração de Pastas do SWP55


How to collaborate with Scientific Workplace users
01 April 2014 • Rubén Hernández-Murillo •

(...) Quando vou escrever um artigo, gosto de manter a seguinte estrutura de pastas:

bibfiles/
project-files/
    |
    |-plots/
    |-tables/

Mas essa organização não funciona no SWP porque para compilar o documento principal, ele programa copia o *.tex principal para uma pasta temporária. Com isso, o SWP não pode encontrar as pastas de graficos e tabelas incluidas com \input ou \includegraphics. Problema semelhante ocorre com os arquivos *.bib

Para fazer com que o SWP reconheça as pastas, inclua os seguintas comandos no preâmbulo:

\usepackage{graphicx}
\graphicspath{ {/path/to/graphics/folder/} }

Para se trabalhar com caminhos e subpastas relativas temos que impedir o SWP de copiar o arquivo *.tex principal para um pasta temporária. Isso pode ser feito configurando o arquivo principal como um arquivo master. Basta incluir o segmento de código a seguir em algum ponto depois do \begin{document}:

%TCIMACRO{\QSubDoc{Include subdoc}{\input{tables/subdoc.tex}}}%
%BeginExpansion
\input{tables/subdoc.tex}
%EndExpansion

O arquivo subdoc.tex localizado na pasta tables/ deve receber na sua primeira linha o código:

%TCIDATA{LaTeXparent=0,0,main.tex}

onde main.tex é o nome do arquivo master. Para arquivos adicionais  nas subpastas plots e tables o macro TCI não é necessário pois os comandos usuais \input e \includegraphics vão encontrar os arquivos.

Não consegui um procedimento eficiente para se utilizar os recursos do Bibtex dentro do SWP. Mas dá pra fazer uma cambiarra. 

1) Deixe o arquivo .bib na mesma pasta que o código fonte.
2) Vá em Typeset > General Settings e na Entry Bibtex database directory, selecione a pasta onde está seu arquivo principal *.tex e de OK. Depois, em Typeset > Bibliography Choice  e escolha BibTex.
3) No final do arquivo principal,  aperte Enter. Depois, vá no menu Insert > Typeset Object > Bibliography ;  selecione na parte esquera o seu arquivo e na parte direita o estilo.
4). Salve seu aquivo como formato portable latex (de preferência com um nome diferente).
5) Depois disso, abra-o pelo TeXworks e compile-o  selecionando a opção Pdf+MakeIndex+BibTex. Esse procedimento vai gerar um arquivo de referências que será lido posteriormente pelo SWP. 
6) Posteriormente, com o arquivo de referências gerado, o SWP a princípio deve ser capaz de reconhecer suas citações.

Integrando MikTex (TexLive) e Scientific Workplace 5.5

    Estou supondo que MikTex (TexLive) e SWP55 já estão instalados.

MikTex

    1) No SWP55, em Typeset → Expert Settings → DVI Format Settings, existe um spinbox. Procure nela por MikTex e de Ok. O programa vai apontar o seguinte erro:
        

    Iso ocorre porque o arquivo latex.exe do MikTex não está nesse endereço. Para consertar, vá na pasta de instalação do MikTex (no meu caso é Disco Local/Arquivo de Programas/MikTex 2.9/) e pesquise pelo arquivo latex.exe. Provavelmente estará em (...)/miktex/bin/latex.exe. Guarde esse endereço. De novo no SWP, vá em Typeset → Expert Settings → DVI Format Settings → Add/Modify e em executable filename selecione o endereço do arquivo latex.exe.
    
    2) Agora, você deve fazer o mesmo para Typeset → Expert Settings → PDF Format Settings, mas desta vez procurando o arquivo pdflatex.exe.
    
    3) No entanto, se você tentar rodar, vai dar pau. O MikTex vai lhe apontar um erro dizendo que o arquivo tcilatex.tex não pode ser encontrado. Isto ocorre porque o endereço desse arquivo é reconhecido pelo TrueTex apenas, não pelo MikTex.  Nesses dois links abaixo, os autores mostram como integrar SWP e MikTex. O problema é que em ambas as descrições, aparece uma pasta textmf que eu não encontro em meu MikTex.
    (A) https://www.kellogg.northwestern.edu/rc/miktex-install.htm
    (B) http://www.ctan.org/tex-archive/macros/latex/contrib/sciwordconv
    
    Baseado nessas problemas:
    (C) https://tex.stackexchange.com/questions/12701/where-is-texmf-on-a-windows-install
    (D) https://tex.stackexchange.com/questions/69483/create-a-local-texmf-tree-in-miktex
    (E) http://docs.miktex.org/2.5/manual/localadditions.html
    
    acho que tenho que registrar minha propria pasta textmf.
    (F) http://docs.miktex.org/manual/localadditions.html#id573803 
    

O que temos que fazer esta detalhado no link (E). Escolha um local, como por exemplo o Disco Local. Lá criei uma estrutura de pasta C:\Local TeX File como mostra a figura:
    




Na pasta swp55 do Scientific Workplace  (provavelmente C:\swp55 ) existe uma pasta chamada TCITex. Dentro dela copie as pastas:
        -BiBTeX
        -doc
        -fonts
        -source        -TeX
 e as cole dentro de C:\Local TeX File.

Importante: Quando fui rodar um código abntex2, obtive um erro. Só consegui resolve-lo apagando a pasta C:\Local TeX File\TeX\LaTeX. No entanto, eu não sei se apagando essa pasta, algum template do SWP será afetado. Eu acredito que sim. No entanto, você pode apagá-la somente quando for utilizar o package abntex2 (se você tiver o mesmo erro).

4) Vá na pasta do SWP55 procure o tcilatex.tex e cole em C:\Local TeX Files\tex\latex\.

    5) Após isso, acesse Menu Iniciar → Todos os Programas → MikTex → Maintenance → Settings. Na aba roots clique em Add. Selecione a pasta  C:\Local TeX Files\. Depois, vá na primeira aba e clique Refresh FNDB.

    6) Fato é que, muitos dos estilos do SWP55 ainda não funcionarão. Algumas vezes, quando for por arquivos não encontrados, você pode solucioná-los procurando o arquivo na pasta do SWP55 e colando nas pastas C:\Local TeX Files\.




TexLive

    1) No SWP, escolhe os executáveis pdflatex.exe e latex.exe da pasta bin do TeXLive, como foi feito no caso do MikTex.

   2) Da mesma maneira como foi feito no MikTex,compie as pastas do SWP
        -BiBTeX
        -doc
        -fonts
        -source        
        -TeX
e cole em C:\texlive\texmf-local.

  3) Abra o executável "Tex Live Manager" e selecione "Atualizar"